Política

Ver outras notícias

Taques diz que Muxirum da Alfabetização vai tirar pessoas da escuridão

Governador lançou maior programa de erradicação do analfabetismo em Mato Grosso. Programa consta no plano de governo apresentado à população em 2014

 

Thiago Andrade | Gcom-MT Fotos: Junior Silgueiro | Seduc-MT

 

 

 

O governador Pedro Taques lançou nesta segunda-feira (12.06) o programa Muxirum da Alfabetização, já considerado a maior ação governamental de erradicação do analfabetismo da história de Mato Grosso. No lançamento, Taques destacou que não só cumpre uma promessa feita no pleito de 2014, como também demonstra o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás.

 

Com apoio dos municípios, o programa visa diminuir o número de mato-grossenses que não sabem ler e escrever. Atualmente, cerca de 7% da população vive sob essa condição, o que chega a 180 mil pessoas. Os resultados já começam a ser apresentados neste ano e até o fim de 2018, 11 mil pessoas serão alfabetizadas.

 

"Este é um dos programas mais importantes da nossa gestão. O Muxirum da Alfabetização, tocado pela Seduc, é uma ação que nos orgulha muito, porque tira as pessoas da escuridão. Este programa nós pensamos durante a campanha eleitoral, depois durante a transição do governo e antes mesmo de lançar, ele já está em andamento e dando resultados”, disse o governador.

 

Taques avaliou que o programa é uma forma das pessoas serem inseridas na sociedade em que vivem. “Com isso, elas podem criticar os políticos, para que ela possa votar e saber a importância de um debate sobre concretização de políticas públicas. Para a nossa administração, alfabetizar essas pessoas é mais importante que construir estradas, entrega de viaturas ou reformas de escolas. Estamos tratando de gente com respeito e dando a oportunidade de ter um futuro melhor.”, comparou.

 

O governador ressaltou ainda a participação dos municípios nesta ação. Para Taques, o apoio dos prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas serão fundamentais para o sucesso do programa. “Temos pessoas que não sabem ler e escrever. Não sabem ler que na Bandeira do Brasil está escrito Ordem e Progresso. Precisamos dos municípios, das igrejas, associações, sindicatos e clubes de serviços”, afirmou.

 

Na ocasião do lançamento, Taques lembrou de uma experiência pessoal, quando viajou para um país sem conhecer a língua e passou situações difíceis. “Você não consegue ler se está escrito farmácia ou açougue, são sabe o que está escrito em uma lista de compras. Mato Grosso deixou pra trás muitos mato-grossenses. A nossa responsabilidade é de tirar essas pessoas da escuridão. O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon e sua equipe estão de parabéns”, disse.

 

O governador avaliou o Muxirum da Alfabetização e o programa Anjos da Guarda (programa que vai contar com o apoio das forças de seguranças nas escolas estaduais). “Os dois programas vão tocar as pessoas, sem nelas tocar. Vamos fazer-las ouvir o que não estão escutando e sentir o que estamos fazendo”, concluiu.

 

Em sua fala no evento de lançamento do programa, o secretário Marco Marrafon destacou que os investimentos recordes em e educação se devem aos esforços do governador Pedro Taques em colocar o setor em primeiro lugar. “É importante que a gente tenha sempre em mente e como norte que o Pró-Escolas existe porque o governador se chama Pedro Taques. Se a Seduc hoje é uma nova Seduc é por conta do governador Pedro Taques. Se temos o maior programa de infraestrutura escolar isso se deve ao governador Pedro Taques que tem nos dado apoio e afiançado nossas ações”, disse o secretário.

 

Segundo Marrafon, o governador tem dado apoio as ações apresentadas pela Seduc, como o programa de avalição, inovação, a Arena da Educação entre outras novidades.

 

Plano de governo

 

O plano de governo apresentado à população em 2014 é composto por cinco eixos denominados Viver Bem, Educar para Transformar e Emancipar, Cidades para Viver Bem: Municípios Sustentáveis, Estado Parceiro e Empreendedor e Gestão Eficiente, Transparente e Integrada.

 

No eixo Educar para Transformar e Emancipar o governador prometeu estabelecer ações em conjunto com os municípios e instituições para ampliar a taxa de atendimento de jovens e adultos, visando reduzir as taxas de analfabetismo no estado.

 

Pró-Escolas

 

A construção das quadras faz parte do Pró-Escolas, o maior programa de investimento da Educação de Mato Grosso com um investimento de mais de R$ 180 milhões previstos para 2017. Em dois anos, o Governo do Estado entregará 35 escolas novas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas gerais, num total de 140 obras.

 

O principal objetivo do Programa é melhorar os índices de ensino do Estado, melhorar a estrutura das escolas estaduais e a qualidade da educação pública estadual, combatendo a evasão escolar em Mato Grosso.

 

 

 

 

--

Comunicação do Governo do Estado

Fonte: GCom

Gostou? Então compartilhe: